sexta-feira, 18 de maio de 2007

Os Caminhos Éticos da Internet

Falar sobre ética é complicado, pois a maioria das pessoas confunde ética com moral, sendo que as duas tem sentidos diferentes.
Exemplificando: o advogado que defende um réu que esta sendo acusado de estuprar uma criança de 5 anos, esta agindo moralmente? Eticamente?
Com certeza a grande maioria da sociedade vai intitulá-lo como um safado, cara-de-pau, entre outras coisas, moralmente ele esta totalmente errado defendendo esse acusado. Entretanto poucos sabem, que um dos princípios da advocacia, é que todo cidadão têm direito a defesa, sendo assim a conduta do advogado esta eticamente correta.
Indo para o campo da Internet, é difícil defender ou criticar o que vêm a ser ético, uma vez que essa ainda não possui um código próprio para regulamentar suas normas, e uma vez que esta na rede, é público, então é de domínio de todos.
É claro que plagiar um texto, é totalmente ilegal para um jornalista, que possui o seu Código de Ética, mas será que para uma pessoa “comum”, isso também poderá ser denominado como uma conduta anti-ética?
Quando crianças fazemos vários trabalhos escolares “plagiando” textos, tirando um parágrafo de um livro, outro de outro, e assim por diante, normalmente a referência desse livros é citada na página final, intitulada bibliografias, não colocamos o nome de cada livro ou autor na frase que copiamos e nem por isso estamos agindo com falta de ética, pois esse é o comportamento adotado pela maioria dos estudantes.
Na internet há textos que são cheios de atalhos, ou seja, sites dos quais foram tirados fragmentos para ilustrar a idéia principal do autor, neste caso, poderíamos até denominá-lo de co-autor, uma vez que as idéias principais não são suas, mas apenas os comentários que faz sobre esses trechos. Desta forma a frase “nada se cria tudo se copia” estaria errada, sendo que o certo seria dizer que “tudo se cria através daquilo que se copia”, pois idéias novas são incorporadas aquelas que já existem.
O fato é que o ser humano passa a vida toda aprendendo, e com a internet ficou mais fácil acrescentar dados que não tínhamos conhecimento, a um assunto que estamos discutindo. Nosso cérebro é uma máquina da qual usamos apenas 5% segundo estudos, o computador tem capacidade para armazenar 99,9%, então porque deixar de “copiar” alguns dados que nossa mente não é capaz de armazenar, isso ao meu ver não é agir com falta de ética, isso é agir aproveitando um meio de comunicação moderna, que hoje nos proporciona muito mais conhecimentos, uma vez que o ser humano morre aprendendo.

Nenhum comentário: